-
Arquitetos: Fausto Terán
- Área: 450 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: AutoDesk, CASTEL, Cemex, Comex, Interceramic, Morpholio Trace
Descrição enviada pela equipe de projeto. O retiro JapoNeza foi projetado pelo cineasta Fausto Terán, que introduziu seus sentidos nesta incrível experiência. A apenas duas horas da Cidade do México, a casa é um belo conjunto, de onde se pode apreciar o formidável ponto de vista do cineasta.
O retiro JapoNeza é uma síntese do paralelismo, entre as culturas do Japão e do México, inspirada nas tradições arquitetônicas e espirituais (zen dentro da loucura mexicana). Do ponto de vista arquitetônico, foram utilizados materiais e sistemas construtivos da região, bem como seu tratamento e polimento. Uma mistura de técnicas japonesas antigas locais e técnicas contemporâneas de marcenaria foram empregadas e podem ser vistas em certas áreas da casa. "Shou-Sugi-Ban" é o nome dessa técnica que se refere à queima da madeira, de forma a preservá-la naturalmente e aumentar sua durabilidade. Outro conceito chave é o "Shinrin-Yoku", uma prática japonesa que consiste em uma imersão total na natureza, com o objetivo de melhorar a saúde, o bem-estar e a felicidade, compartilhando o espaço com cavalos, burros, cães e uma fauna selvagem como falcões, patos, corujas, coiotes, coelhos e cobras.
A natureza, as vistas, o cânion, a lagoa, o projeto, as comodidades e os funcionários da comunidade vizinha fazem do JapoNeza não apenas um lugar de descanso, mas uma experiência sensorial. O retiro proporciona uma sensação de serenidade, paz e tranquilidade, ao oferecer espaços únicos, diferentes comodidades e espaços de descanso, leitura e contemplação. O terraço principal abriga uma jacuzzi de madeira ao ar livre e vista para a lagoa, com balanços e redes em toda a casa.